quinta-feira, 3 de maio de 2012


          #Namoro na adolescência e a descoberta do primeiro amor#   

                                            


O namoro é o tipo de relacionamento capaz de modificar a vida de uma pessoa, ou seja, quando nos envolvemos amorosamente com alguém estamos firmando um compromisso e cultivando um sentimento especial pelo outro. Esse tipo de relação começa a despertar interesse durante a adolescência.
O adolescente é um ser inconstante, ele faz uma busca contínua para tentar encontrar sua verdadeira identidade e também vive intensamente as novas experiências. É nessa fase que damos o primeiro beijo e alguns até iniciam uma vida sexual. O namoro é algo comum para os jovens, mas ele tem perdido o valor na “Era do Ficar”.
As pessoas costumam viver o primeiro amor na adolescência, esse sentimento é puro e nunca mais na vida será capaz de se repetir. Entretanto, dificilmente essa relação se estende por muito tempo, a idade não permite um compromisso tão rigoroso e longo. Apesar disso, as lembranças se eternizam para sempre na memória.

Namoro na adolescência conseqüências
Os namoros atuais estão começando cada vez mais cedo, isso se dá por conta da modernização que o mundo está tendo em todos os sentidos, principalmente pelos adolescentes, os quais acham que podem fazer o que bem entendem na hora que quiser.
A cada dia que passa está se tornando cada vez mais comum os relacionamentos entre jovens na faixa etária de 10 a 15 anos, porém estes jovens ainda não amadureceram ainda e por conta disso há vários problemas que podem aparecer durante estes relacionamentos como pro exemplo: gravidez indesejada, entrar em um compromisso muito novo, brigas com os pais, mudança de comportamentos e várias outras conseqüências.
Por isso, é de extrema importância que os pais estejam atentos ao início desta nova fase da vida de seus filhos e quando verificar o início desta fase iniciar conversas relacionadas a namorados, paqueras, beijo, sexo e tudo mais.
Quando esta hora chegar tenha em mente que você é a única pessoa com que seu filho pode confiar, por isso não seja cruel e converse com eles sobre sexo, camisinha, métodos anticoncepcionais, pílula anticoncepcional, pílula do dia seguinte, doenças sexualmente transmissíveis, faça com que sua filha vá ao médico ginecologista e a deixe a vontade para tirar todas as dúvidas que tem, converse sobre namoro, casamento, gravidez entre outros assuntos, pois os jovens, por mais que a gente imagina que eles saibam tudo por conta da mídia e da internet, eles são muito leigos em vários aspectos.
Converse com seus filhos sobre a importância de um relacionamento, o qual deve ter sempre respeito, fidelidade, amor, companheirismo e mais.
Atualmente a principal conseqüência do namoro na adolescência são as gravidezes indesejadas que estão aumentando a cada dia que passa, pois os adolescentes são leigos no assunto e acham que isso jamais irá acontecer com eles, por isso é importante que pais e filhos tenham uma confiança e um companheirismo, pois os mais são os nossos melhores amigos e são eles que podem tirar todas as dúvidas que possam existir e ainda podem nos ajudar nas piores horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário